Data de registro: 18/Jan/2010, 12:07 Mensagens: 83 Localização: Behind you.
Orkut:My Profile
Deckbuilding 101
Importado da cmm MtG-Br
By Battou
Recentemente eu andei dando uma olhada melhor nos decks postados na comunidade (tempo de sobra ftw) e tbm em mtas listas que eu vejo IRL, e vi tanta coisa bizarra que resolvi escrever um pouquinho sobre o assunto pra postar aki... Eu sei que existem mtus do tipo (até aki mesmo), mas vou tentar mostrar como eu vejo essa parte do jogo atualmente, pq quando comecei eu era um péssimo deckbuilder (e põe péssimo nisso), até que eu fui mudando a maneira de enxergar todo esse processo e hj acho que entendo razoavelmente bem...
A Idéia
Assim começa a história de qualquer deck... Vc se interessa por um card, uma interação, uma habilidade, estratégia, outra lista, e daí vc parte pra montar algo em torno disso... Se o que vc pretende é fazer um “deck azul”, “deck de dragão”, “deck de controle”, desista dele já nessa etapa e parta pra outra, isso não é idéia pra um deck, é pra uma pilha de cartas...
Depois que vc tiver a sua idéia, a primeira coisa que vc precisa fazer é testar a viabilidade da mesma... Um exemplo simples, Titanic Ultimatum definitivamente ganha jogos se vc resolver um com seu aggro, mas é possível chegar a essa altura do jogo, tendo uma quantidade significativa de criaturas em jogo e ainda não ter sido controlado? Improvável.
Por outro lado vc tem Cruel Ultimatum, mesmo custo, mas um objetivo diferente: vc quer sobreviver até certa altura, e de lá voltar com uma mão carregada, um life razoável e um oponente sem poder de reação... As cores são favoráveis, vc tem à disposição tudo que precisa pra se manter até lá e ainda encontrar o ultimatum e as lands pra jogá-lo (quase) sempre no turno que vc precisar...
Se atente que isso não se aplica apenas a decks construídos em torno cards específicos como citado... Aplique o mesmo principio a qualquer outra estratégia, combo e etc., vc consegue fazer uma análise na mesma linha e concluir se é ou não viável...
Em seguida pare pra pensar no formato e no seu ambiente, principalmente se vc joga em um nível mais competitivo... Seu deck não pode ser simplesmente bom nakilo que faz, ele tem que ser o melhor nisso... Essa é uma das partes que eu acho mais importante e que eu vejo que a maioria das pessoas ignora totalmente, mesmo jogadores bons que eu conheço... Se vc sabe que Dredge é um deck extremamente comum no T4, os outros estão preparados pra enfrentar mecânicas que usam o graveyard, então nem perca tempo fazendo um desses se vc não tem certeza que seu deck é melhor que Dredge... Encarar hates já é algo complicado pra ele, fazer isso com o “2º melhor grave based deck” é um pesadelo.
A maior parte dos decks que vc pensar não vai passar daki, mas isso é normal... Se ele passar, é um bom sinal, hora de partir pra lista em si...
A construção
Agora que vc definiu o que vc quer fazer, viu que dá pra fazer e que vale a pena fazer, vc precisa selecionar os melhores cards pra fazer isso... Essa é a parte longa e trabalhosa do processo...
Aqui, a parte mais difícil, principalmente pros menos experientes, é manter o foco... Quantas vezes vc não encontra um oponente que começa com um monte de bixinho, daí faz vc descartar um card qualquer, te mete um Mind Funeral e vc fica sem entender o que ta acontecendo do lado de lá da mesa? Garanto que não foram poucas... Agora, vc já viu um cara assim ganhar?
Se vc vai partir pro beatdown, parta pro beatdown se quer seguir um caminho de mana denial, faça isso e ponto... Eventualmente algo vai passar pelas suas restrições, ou alguma coisa vai tentar te fazer ser menos agressivo, mas vc precisa controlar definitivamente o jogo ou empurrar seu oponente pra defensiva antes de tentar lidar com isso... Quando vc começa a diminuir sua agressividade pra se manter vivo, ou diminuir o controle sobre a mana base do oponente pra lidar com criaturas, vc ta transformando seu deck numa pilha...
Mantenha em mente que uma vez que ele não tem mais recursos, seja pra fazer pressão ou pra continuar vivo, ganhar é fácil... Uma vez que vc já superou essa etapa, aprenda a filtrar os cards também... Mtas vezes akele card excelente que todo mundo usa em todos os outros decks é ótimo, mas nakeles decks, no seu é horrível (TarmoAffinity, lembram?)... O deck tem que funcionar bem como um todo... Vc precisa extrair o máximo possível dos cards que vc vai usar... Recentemente até vi um tópico com um deck que usava Oath pra revelar criaturas como Spark Elemental, Ball Lightning e etc... Não tem o menor sentido em pagar 2 pra jogar um enchant pra jogar a ball, se vc pode simplesmente pagar 3 e jogar a ball... E pior ainda, pq eu vou usar oath pra algo tão pequeno se eu posso ganhar na hora com ele?
Detalhe com relação a alterações em “netdecks”: Tenha em mente que quando prós se preparam pra um evento grande, eles se preparam pra enfrentar um monte de decks diferentes, num campeonato com várias rodadas e com gente de nível muito alto... Isso implica em se preparar pra matches que vc provavelmente não tem que se preocupar e algumas vezes em sacrificar aberturas mais fortes por um pouco mais de consistência... Se vc vai jogar um campeonato de 12 pessoas, com 4 rodadas, não pense 2x antes de cortar cards usados contra decks que vc tem menos chance de encontrar, e usar algo um pouco menos consistente em troca de uma mão absurda 2 ou 3 vezes ao longo do campeonato...
O nível dos jogadores é mais relevante principalmente a nível local, vc separa fácil quem é bom e quem não é em grupos menores e o pareamento é feito de acordo com o nº de pontos que cada um tem... É meio prepotente pensar assim, mas é a realidade, se só tem 3 caras ruins jogando com meu pior badmatch, eu não vou dedicar mais que 2 ou 3 slots do side pra isso, mtu menos usar algo no main, pq eles definitivamente vão pras mesas de baixo...
O sideboard
Planeje seu side de acordo com a lista do seu deck, e o que vc vai enfrentar com ele... Não vá só de acordo com os matchups... Por mais que vc tenha problemas sérios pra enfrentar aggros, não adianta encher o side de remoções se vc não tem espaço pra isso ao alterar o deck... Mtu menos se vc já tem 12 remoções no main, colocar mais não resolve nada... Mtas vezes a solução pode ser outra coisa diferente...
Tbm seja o mais específico possível ao selecionar os cards... O side é pra te deixar ganhar de decks que vc não consegue e contornar cards que são grandes problemas pra vc... Facilitar mais ou menos contra X e mais ou menos contra Y não serve, use o card que arrebenta X, se sobrar espaço use o que arrebenta Y... Na verdade espaço não falta tbm, a variedade de decks não é tão grande e não sidear nada contra matches que vc não tem dificuldades é tranquilo...
E sempre tenha em mente o porquê de cada card ali... O que vai entrar em cada match, qual card vai sair pra ele, são coisas que vc tem que saber antes do campeonato começar (Vc até precisa improvisar às vezes, mas não é o ideal)... Tbm tenha em mente que estar no play ou no draw afeta sua maneira de sidear em alguns matches...
Playtesting
Agora vc vai colocar tudo a prova... Jogue muito contra todos os decks do formato... No mínimo uma seqüência de umas 8 partidas pré e pós side até tirar qualquer conclusão, pq antes disso, erros na postura que vc tem ao enfrentar esse match e até que seu oponente tem contra vc são mtu comuns e são o real fator decisivo das partidas...
Ao fim dos testes faça as alterações que achar adequado e comece todo de novo, não tem como ter noção de como essas alterações afetam o jogo 2 ou 3 games... E tbm não faça alterações monstruosas de uma vez... Eu até acho hilário quando pessoal faz sugestões pra trocar uns 10 cards totalmente aleatórios sem motivo nenhum, principalmente em rogues... Se fosse um tier que mta gente já testou infinitos td bem, mas num rogue? Fala sério...
Alterar 2~3 cards numa lista tem um peso enorme, as probabilidades mudam bastante e às vezes até o comportamento do deck muda bastante...
No fim, saiba reconhecer se o deck realmente ficou bom... As pessoas tendem a se apegar a listas pq “elas criaram” ou não aceitar que certas mudanças pioram o deck ou não funcionam, mas vc tem que saber reconhecer isso antes de entrar num campeonato, ou o resultado definitivamente vai te decepcionar... E o mais importante, aceite quando apontarem essas falhas tbm... A maioria aki tem um rage infinito ou tenta defender de todas as maneiras, mtas vezes com argumentos ridículos... Isso só te impede de melhorar...
Em toda rotação eu chego a várias listas que quebraram o formato e bastam alguns testes pra ver que não é bem assim, vc tem que aprender a jogar fora e seguir em frente...
Enfim, são só algumas orientações básicas, tentei não aprofundar demais no assunto pq já tava ficando mtu longo... Eu até não sou mtu bom pra escrever sobre essas coisas, mas tentei deixar o mais claro possível... Espero que sirva pra ajudar e melhorar um pouco os tópicos de decks que aparecem aki =)
21/Jan/2010, 19:07
BattousaiXD
Player
Data de registro: 18/Jan/2010, 12:02 Mensagens: 85
Re: Deckbuilding 101
Estreiando a sessão de artigos, enjoy ;]
22/Jan/2010, 00:30
palomo
Random
Data de registro: 27/Jan/2010, 11:44 Mensagens: 7
tópico duka!!!
meio "curto e grosso", mais mto conssistente!
28/Jan/2010, 11:13
Brunon Smother
Random
Data de registro: 06/Mar/2010, 09:09 Mensagens: 2 Localização: Uberlandia
espero ki ajude viu battou... pq o nivel da MTGBR nao era pra tar desse geito... eh sempre os mesmos decks... com as mesmas bases de mana ridiculas... ai fik foda ;/
Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]